A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, será inaugurado nos primeiros meses de 2007, numa data especial, referiu Virgílio Bento, vereador com o pelouro da Cultura. Esta biblioteca, integrante da Rede Nacional de bibliotecas Públicas, do tipo BM2, vai substituir a actual Biblioteca Municipal da Guarda, que já existe desde 1880.
O novo equipamento começou a ser construído em 2003 na Quinta do Alarcão, e nessa altura era estimado que fosse inaugurado no Dia da Cidade em 2004. Contudo, diversos contratempos levaram a que só no início do próximo ano esteja terminada. "O edifício apresenta-se em dois pisos, ficando o primeiro reservado aos mais pequenos, com uma zona de leitura informal em recanto com sofás. Está também prevista uma sala polivalente para acolher debates, colóquios, projecções e exposições.
No segundo andar irão funcionar áreas de trabalho, o sector técnico-administrativo e a secção de adultos, subdividida em espaços de consulta de periódicos; auto-formação e aprendizagem à distância, zona equipada com computadores; consulta local, com 32 lugares sentados, seis dos quais com equipamento multimedia; e audiovisuais, com nove lugares para três televisores. A cave receberá a secção de manutenção e restauro de documentos, bem como o depósito central.
O projecto foi orçado em €1,7 milhões, 600 mil dos quais comparticipados pelo Instituto Português do Livro de da Biblioteca. Uma das suas principais atracções reside na ligação permanente, através da fibra óptica, ao enormíssimo espólio da Biblioteca das Humanidades da Universidade de Salamanca, cujos 600 mil livros ficarão disponíveis a partir da Guarda. Fonte: Expresso - 21-12-006
Etiquetas: Acontecimentos |
Boas festas para os amigos de Bibliotecas em Portugal